Lição 1 de 0
Em andamento

Comunicando-se por gestos

Por fim, o que é a comunicação não-verbal?

Sabemos: ações falam mais que palavras. As pesquisas divergem um pouco no mérito da importância da comunicação não-verbal, situando a linguagem falada algo entre 7% e 35% da comunicação, excluindo a linguagem sinalizada. O resto da comunicação seria não-verbal.

Na comunicação não-verbal, as mensagens são entregues sem a transmissão sem uma língua estruturada. Essa forma de comunicação auxilia a comunicação verbal, suplementando com gestos, linguagem corporal, símbolos e expressões.

Dessa forma, uma pessoa é capaz de comunicar seu humor, opinião ou mesmo sua reação instintiva ao que está acontecendo. As ações não-verbais muitas vezes ditam o tom da conversa. Você irá se expressar melhor ao controlar e guiar o diálogo quando tiver domínio da sua linguagem não-verbal.

Uma das maiores vantagens da comunicação não-verbal que você pode se aproveitar é de complementar a sua mensagem verbal ao adicionar mais conteúdo ou enfatizar o seu significado.

Esses sinais funcionam como intonação para partes mais específicas do seu discurso – vamos falar disso mais pra frente. Inclusive pode ser usado para manipular e indicar quais dos sentidos de uma palavra, ou locução, você teve a intenção de usar.

Por último nesta lista, mas com certeza não é o último benefício, muitas vezes é mais rápido usar gestos e comunicação não-verbal para dizer o que se quer, em vez de dizer toda a frase ou escrevê-la. Existem vários termos que sinalizam as suas intenções, resumindo uma frase inteira. Por exemplo:

*gestor de pedir a conta*

*gesto de ir embora*

*gesto de vamos no dark room?*

Respostas